Valorizar o Turismo Regional Paulista em um mercado que começa a se reaquecer com viagens mais curtas, sempre pautadas pelos protocolos de saúde, de higiene e bem estar foi a temática da reunião do Conselho Estadual de Turismo – Conturesp, que aconteceu na parte desta terça-feira (13), ainda de forma virtual.
Em nome do presidente do Conselho, Secretário Vinicius Lummertz, o coordenador de Turismo da Secretaria de Turismo do Estado de São Paulo (Setur), Rodrigo Ramos, fez uma breve explanação sobre o trabalho da Pasta que continua com projetos e trabalhos para recuperar a economia do turismo paulista. “Neste período de pandemia, foi disponibilizado crédito para os empresários do setor no valor de R$ 1,5 bilhão e desse total foi acessado R$ 1,160 bilhão pelo turismo paulista. Estes créditos vão ao encontro da retomada das atividades turísticas, uma vez que o mercado já está começando a se reaquecer”, afirmou o coordenador.
Na esteira desta recuperação, Ana Clemente, coordenadora de feiras e eventos da Coordenadoria de Turismo, fez uma apresentação sobre o concurso da Setur intitulado Roteiros Turísticos Virtuais, cujas inscrições vão até 26 de outubro. “Trata-se de uma política pública para valorizar os guias de turismo, a atividade turística regional, com conteúdos inéditos nesta retomada do setor”, esclareceu Ana. Esta iniciativa que selecionará 369 roteiros turísticos virtuais, de 369 municípios pré–escolhidos, contemplam cada um dos destinos do Estado que se enquadra, em pelo menos, uma das seguintes categorias: ser Estância Turística, ser Município de Interesse Turístico (MIT) ou pertencer a uma das 49 regiões turísticas do Estado de São Paulo.
Esta ação vai resultar em uma experiência virtual e inovadora do Turismo para possibilitar uma interação on-line entre os espectadores/turistas e o guia de turismo que apresenta o roteiro turístico. Os guias de turismo que tiverem seus roteiros virtuais contemplados receberão uma premiação no valor de 726 reais.
Link para acesso às informações, edital e ficha de inscrição:
Mais informações podem ser solicitadas em turismo@sp.gov.br
Ao final da reunião, os conselheiros tomaram conhecimento que no próximo dia quatro de novembro, o São Paulo Convention & Visitors Bureau (SPCVB), com a marca Visite São Paulo e com apoio da Secretaria de Turismo do Estado de São Paulo e da ABEAR (Associação Brasileira das Empresas Aéreas), promovem a primeira edição do EXPO FORUM VISIT SP 2020. Será o primeiro evento de porte com caráter híbrido (presencial e virtual) do setor, após o pico da pandemia.