Cidades do Litoral Norte e interior lideram o ranking; respostas podem ser encaminhadas até dia 8
As cidades de Araraquara, Cachoeira Paulista, Garça, Ilhabela, Marília, Paraibuna, São Simão, Tambaú, Ubatuba e Valentim Gentil estão na liderança do número de respostas da pesquisa “Como você vê o turismo da região onde mora?”.
Além das “top 10”, moradores de outras 166 cidades já responderam à pesquisa, que ultrapassou a os oito mil formulários online. A iniciativa, inédita, é da Secretaria de Turismo do Estado, com o apoio de entidades do setor e dos departamentos municipais de turismo. As respostas poderão ser encaminhadas até a próxima sexta-feira, dia 8.
A pesquisa visa traçar o perfil socioeconômico dos moradores; aprofundar a percepção sobre os impactos do fluxo turístico e saber a expectativa do desenvolvimento local pelos próximos dez anos. “O olhar local é parte importante para qualificação da oferta turística”, lembra Vinicius Lummertz, secretário de Turismo do Estado.
As cidades que tiverem pelo menos 190 respostas receberão um relatório individualizado com os principais resultados, informações que podem ser importantes para o início das novas administrações municipais.
Além da imprensa, os municípios com maior sucesso estão usando na mobilização os grupos de Whatsapp e o apoio dos Conselhos Municipais de Turismo e das Associações Comerciais. A pesquisa pode ser acessada pelo site da Secretaria de Turismo do Estado ou no link: QUESTIONÁRIO